Boas vindas

Desde já, agradeço a todos que aqui me visitaram.
Estou aberta para receber, recados e sugestões,
Bjusss profª Kênia.

domingo, 29 de janeiro de 2012

planos de aula

Sugestão para o 1º dia de aula para a turma do 3º ano

• Acolhida dos alunos;
• Oração do Pai nosso:
• Apresentação dos alunos e professora;
• Dinâmica árvores dos sonhos

Procedimentos
ÁRVORE DOS SONHOS
Representar uma árvore no papel pardo ou cartolina; afixá-la no painel ou parede. Em cima da árvore, escrever a pergunta : quais são os seus sonhos para 2012, com relação as aulas. Ex.: Como gostaríamos que fosse...?
Cada criança receberá uma "folha da árvore" para escrever seu sonho, o sonho é o que a criança espera que "aconteça de melhor" para o assunto em questão. Depois, pedir para cada criança colocar sua folha na árvore dos sonhos. Ao final fazer a leitura e reflexão sobre o que podemos fazer para que os sonhos se realizem.
Obs:




Texto xerocado:
Uma estrela especal
(Margarete Almeida)

Por que será que as estrelas têm nomes diferentes?Será que é porque elas não são iguais?Mas elas são tão parecidas!
Pensando bem, ser parecido não é ser igual. Por isso cada um de nós tem a sua identidade. Mesmo que tenhamos nomes parecidos, somos pessoas especiais e isso pode ser notado até nas pontas dos nossos dedos, através das nossas digitais.
Eu sei que tenho uma estrelinha muito especial, que tem muito brilho e eu tenho o compromisso de não deixar que esse brilho se apague, por isso devo seguir sempre o caminho das coisas que são boas e corretas, que agradam a Deus e aos meus pais.
Quando faço alguma coisa errada ou quando me sinto triste, o meu brilho fica bem fraquinho...
Mas se reconheço minhas falhas, converso com meus pais e procuro melhorar, sinto que minha estrela brilha muito mais!

Reflexão oral

1-Qual é o assunto principal do texto?
2-Ser parecido e não ser igual. Como podemos explicar a frase?
3-Somos tão únicos que podemos provar isso com as pontas dos dedos. Em que situação nossos dedos fazem essa distinção?
4-Se todos temos uma estrela especial, onde ela fica guardada?
5-Onde está sua estrela neste momento?
8:40 ás 9:45 ( observação das 9:00 às 9:15) recreio
Após os comentários sobre as diferenças distribuir estrelinhas em E V A com os nomes dos alunos. Mas entregar os nomes as para as crianças trocadas. Eu pergunto: Qual é o seu nome? E após a criança responder, entrego - lhe um nome diferente. Logo começarão a questionar que aquela não é a sua estrela, aquele não é o seu nome.
Observação: Então continuarei falando sobre as diferenças existentes entre as pessoas, mesmo que elas sejam tão parecidas. Ao final cada criança pegará a estrela com o seu respectivo nome e colará em um cartaz seguindo a ordem alfabética.
9:45 às 10:35
Atividade coletiva ( escrever na lousa, para que todos copiem no caderno)
1. Montar com a turma, os direitos e deveres de cada um em sala de aula, e também em toda a escola.
2. Para próxima aula fixar na parede a listagem dos direitos e deveres propostos pelos alunos.

Matemática
1. Arme e efetue
a) 935 + 283=
b) 424 + 365=
c) 756 - 324=
d) 508 - 358=
e) 34 x 2=
f) 23 x 3=

Atividade para casa
De acordo com o texto, que foi trabalhado em sala de aula: Uma estrela especial, faça um texto com a ajuda dos seus pais. Como você imagina a sua estrela e como gostaria que fosse?

Nenhum comentário:

Postar um comentário